-Porra, ‘Ó Tonho Canhono, para primeira história já tas a falhar…’-
- Ok, Peco desculpa! Recapitulando… Ou bem que estavas na cama, enrolado nos lençóis, e em 2 toneladas de cobertores, ou estavas feito. Morrias ao frio!
Quer dizer, a não ser que estivesses na Tasca do ‘NÉ CAÇARRETAS’ e da sua fiel e adorada esposa ‘DONA RENDAS’ – ‘A TABERNA DO CAÇARRETAS’ – pois a lareira estava sempre a rasgar lume… e frio ali? Ali não havia frio não senhor, ainda p’ra mais com a cerveja que um gajo mete ao bucho!
Enfim, mas nós estamos aqui por causa do Zézito. Grande Zézito! Grande Zézito! 1 metro e meio de

Aquela noite era a sua noite. Festa em Águas Vivas, Sequência ao mais alto nível…
‘Espera ai ó Zézito, -disse o Ronhas Canhono (irmão mais velho aqui do Je)- hoje também há festa no Variz e em Mogadouro. Como é que é a nossa vida Zézito? Onde é que a gente vai afinal? Sim? É que daqui a Águas Vivas são uns kilometrozitos?
Não, não, não. Nem pensar. Hoje nada podia falhar. ‘Águas Vivas e mais nada! ‘ Disse o Zézito Pássaro num tom de voz já um pouco p’ró parvo… Esta noite era a noite, ou então, tonight is the night, se o Zézito soubesse língua estrangeira. O Homem tinha um ESQUEMA em andamento, e nos seus planos estava Águas Vivas.
‘Ó Dona Rendas, traga aí mais umas cervejitas p’ra gente que o frio aperta e a sede desperta, e aqui o meu amigo Ronhas Canhono vai-me dar boleia, vamos á festa de Águas Vivas.’ ‘Dona Rendas? Ó Dona Rendas? Acorde! É pá, que a mulher tá sempre a dormir.’ Deve ser do cansaço de dar à unha com a agulha (ainda que tivesse que desfazer tudo no dia seguinte).!’ disse o Ronhas!
Á quinta rodada (paga pelo Zézito, que o Homem tinha que subornar o Ronhas, pois o seu carro estava avariado, não tinha marcha-atrás) já o Ronhas se encontrava convencido; ‘Ok Jovem, vamos a Águas Vivas então! Já que tens lá um esquema (provavelmente Gajas) também não quero ser eu a estragar-te a noite.‘
E lá foram os dois até á festa.
‘Ganda festona Ronhas, tá cheio de gajas. Bora lá beber uma bejeca.’
Após uma carrada de cerveja no bucho, o Ronhas estava farto. E o esquema do Zézito ainda o enervava mais… esquema? Qual ESQUEMA? O Homem esteve a noite toda a beber. Não mexeu um calcante que fosse para sequer ver como paravam as modas no baile. Enfim, uma noite ao mais alto nível para o Ronhas, que ainda teve que levar o Bêbedo, quer dizer o Zézito à cama.
Autor: Nuno
Sem comentários:
Enviar um comentário